Matemática
Centro de Educaçao Matemática - CEM
O título desta comunicação, foi propositalmente inspirado em duas obras de arte: um filme de Orson Welles e um livro de Umberto Eco. De comum com este artigo existe a idéia de colocar em xeque o conceito de verdade ou falsidade tomados de maneira absoluta. É dentro desta ótica que pretendemos situar nossa "Exploração Didática dos Erros".
Os "erros" tais como são popularmente considerados, serão assumidos daqui por diante como "Verdades Provisórias". Porém o conceito de Verdade Provisória ser tomado de forma mais abrangente, incluindo as chamadas "verdades estabelecidas" como axiomas, proposições, lemas e teoremas, o de Pitágoras por exemplo.
Certamente um matemático do tipo ortodoxo dever considerar herético este ponto de vista. Não é! O procedimento filosófico-pedagógico no qual se baseia este artigo aborda a Educação pela Matemática e não para a Matemática. E tem como objetivos centrais, entre outros: DESMISTIFICAR A MATEMÁTICA e DESENVOLVER NO ALUNO UMA CERTA AUTONOMIA EM RELAÇÃO A CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO.
Desmistificar a Matemática não é tarefa simples, há muitos e espinhosos caminhos. Em nossa experiência desenvolvida com alunos de 10 a 15 anos desde 1981, nos convencemos que os alunos desmistificam uma ciência quando a produzem. (Lopes, A.J.-1987).
No que se refere ... autonomia em relação ... construção do conhecimento ‚ importante destacar que esta não nasce do dia para a noite ou por decreto do professor, mesmo que bem intencionado. É necessário que se crie um "ambiente" de livre pensar, indagar, explorar, duvidar, acreditar, criar e construir. Algo parecido com o que Rafaela Borasi chamou de "cenário compatível" em sua conferência neste 39o CIEAEM. Este ambiente é construído por todos os envolvidos no processo de produzir-conhecer: alunos, professores e comunidade.
O que caracteriza o ambiente de verdades provisórias ?