Sistema de custo
Projeto apresentado ao Centro Universitário UNIRG como requisito parcial para aprovação na Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso- Projeto.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REVISÃO DE LITERATURA 8
2 1 AGRICULTURA 8
2.2 ORIGENS DO MILHO 8 2.2.1 No Mundo 8 2.2.2 No Brasil 9 2.2.3 A Importância das Políticas Econômicas de Desenvolvimento e Crescimento da Agricultura 10 2.3 MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO 12 2.4 PLANTIO E CULTIVO DO MILHO NO TOCANTINS 14 2.5 CUSTO E A CONTABILIZAÇÃO 14 2.6 A IMPORTÂNCIA DO CUSTO DA PRODUÇÃO AGRICOLA 15
3 QUESTÃO NORTEADORA 18
4 METODOLOGIA 19
5 CRONOGRAMA 21
6 ORÇAMENTO 22
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
1 INTRODUÇÃO
Os altos custos para produzir alimentos nesse país é um dos principais motivos para o aumento dos preços dos produtos que chegam até a mesa dos brasileiros. O milho é um cereal que tem uma grande diversificação de derivados, e é rico em nutrientes, além de ter uma grande produção no país, sendo o segundo produto mais produzido, perdendo somente para a cultura da soja. Com o passar do tempo ele está tomando conta do contexto nacional de produção, pois serve tanto para o consumo de animais quanto para o de seres humanos. O preço hoje em dia para produzir a tonelada de milho está a cada dia só diminuindo, graças a grandes investimentos na parte tecnológica, e com um alto investimento de tecnologia de ponta, além de um melhoramento do preparo no solo, aumentando com isso a lucratividade dos agricultores. O milho é o principal cereal produzido no Brasil, cultivado em cerca de 14 milhões de hectares, com produção de aproximadamente 51,3 milhões de toneladas de grãos e produtividade media de 3,6 toneladas por hectare (CONAB, 2009).