Matemática Atuarial
MATEMÁTICA ATUARIAL DE PESSOAS SUSEP ‐ 2010
RESOLUÇÃO DA PROVA
André Cunha
22/04/2010
Página 2 de 14
Comentários
Caros alunos,
Espero que vocês tenham todo o sucesso do mundo e comecem a trabalhar como analistas técnicos da SUSEP ainda em 2010.
Fiquei muito satisfeito com a aderência do curso ao exame de domingo. Das 10 questões, a teoria dada em aula foi suficiente para resolver 9 delas e, destas, 6 questões praticamente iguais foram resolvidas em aula e 2 semelhantes também. Não considerei a prova fácil. Mas para quem se dedicou aos estudos com o material do Ponto certamente a prova ficou bem mais tranquila. O mérito é de vocês.
Eu apenas tentei ajudar da melhor forma possível.
A prova foi no geral bem feita. Quanto à possibilidade de recurso, a única questão mais polêmica foi a 14, que fala da fórmula de Woolhouse, cujo gabarito oficial preliminar é a opção D. Ela difere da apresentada no item B somente pelo fator 12 multiplicando aquela e não esta.
Historicamente, em se tratando de anuidades mensais a ESAF quase sempre usou o fator de multiplicação 12. Percebendo isso, orientei diversas vezes os alunos do Ponto a, caso tivesse duas opções que diferissem apenas por essa multiplicação, seguirem o histórico da ESAF. Segue trecho de resposta a uma dúvida postada no fórum por uma aluna:
Para tentar fechar a resposta: Em anuidades, para duas respostas idênticas, via de regra eu multiplicaria por 12...
A lógica utilizada é a de não discutir com a banca. Por isso, acredito que a maioria dos nossos alunos deve ter marcado a opção
D.
Como externalidade positiva, durante o curso frisamos que o valor esperado dos benefícios pagos é o prêmio puro, o que torna o item C da questão 21, de Matemática Atuarial de Danos, correto. Era só trocar a palavra indenizações por benefícios que poderia ser uma questão de Pessoas.
Vou me despedindo agora. Com toda a sinceridade, gostei muito do período que