Matemática Alfabetização
BRUNO ZINDRA DA SILVA
TRABALHO EM GRUPO - TG
Polo
Caraguatatuba
2013
Sistema Monetário Em um espaço físico da sala de aula sentaremos em disposição em círculo, onde poderemos observar os alunos, suas ações e suas atitudes, sendo uma turma de seis anos de idade.
O professor irá dialogar com seus alunos e questioná-los sobre a questão de dinheiro, ou seja, se conhecem as cédulas e moedas. Se quando foram ao mercado com seus pais, se perceberem os números. A partir disso e das falas dos alunos, o professor notar as dificuldades, seus problemas e suas dificuldades, para assim, poderem ser trabalhadas. O pedagogo poderá notar em seus alunos suas qualidades, como por exemplo, o tímido, o extrovertido, o hiperativo e o tranquilo.
Com os conceitos já pré-determinados em sua sala de aula, o professor utilizará as cédulas e moedinhas para criar uma situação, como exemplo, um mercadinho que tem um litro de leite ao custo de R$ 2,00 e para pagar teremos uma cédula de R$ 5,00. Com isso o aluno será desafiado a pensar e também se questionar, quantos litros de leite eu posso comprar? Terei troco? Qual o numero da nota e o animal que esta na cédula?
Com o planejamento elaborado iremos aplicar o plano com a turma sobre o assunto abordado em círculo, sendo que agora os alunos passarão a sentar-se em mesas agrupadas, onde o professor irá distribuir as cartelas e mercadorias como leite, carrinhos, boneca e etc. Eles terão que recortar as cartelas e perceber o que eles podem comprar com seu dinheiro, os produtos etiquetados com os preços.
O pedagogo será responsável em deferir e também ser o facilitador na resolução dos problemas e dúvidas para cada grupo e ajudá-los nas suas dificuldades. Após observar e compreender as falhas dos grupos, o educador chamará individualmente cada grupo em um espaço montando como um mercado, onde o profissional será o operador de caixa e os grupos irão comprar as suas mercadorias.
O professor