matematica
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Existem alunos que se fecham, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos e de expressar suas dúvidas, e nesses casos a matemática se torna um grande problema para eles.
A brincadeira faz parte da vida e exercita hábitos intelectuais, físicos, sociais e ou, até mesmo morais. Pode ser um elemento fundamental para preparar os jovens para a vida.
Mas mesmo sabendo disso, a escola, de acordo com Petty e Passos (1997), tem proposto exercícios sem sentido. Ela ensina símbolos, linguagens e regras que se tornam pouco atrativas para os alunos. E se os conhecimentos necessários para a vida, que a escola oferece, fossem tratados como um jogo? Bem provavelmente tudo teria mais significado para os jovens.
Além disso, o professor Barco (1998), diz que a escola ignora a individualidade dos alunos, dando mais importância ao currículo e levando os alunos a pensarem igualmente e não serem criativos. Oprofessor também se torna engessado, e cai na rotina, tornando suas aulas monótonas e cansativas, causando o desinteresse por parte dos alunos.
2 DESENVOLVIMENTO
O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades.
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequências, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.
Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não