matematica
Este trabalho será elaborado pra que se tenha um conhecimento inicial da Matemática Financeira.
De início serão abordados os conceitos de valor presente e valor futuro que serão aplicados nas operações de juros simples e juros compostos e seus regimes de capitalização. E logo em seguida os conceitos serão aplicados em uma série de pagamentos, onde tera simulações de um financiamento.
Torna-se importante para nós desenvolvermos as habilidades que a Matemática Financeira traz, não só na nossa vida profissional que pode ser aplicado se trabalharmos em um Banco ou em um empreendimento que temos a pretensão de abrir, mas também na pessoal. Pois no cotidiano temos relações com essa operações e na maioria das vezes não nos damos conta ou não temos a clareza do que ocorre nas operações para obter aquele valor.
2 Fundamentos da Matemática Financeira
2.1 Valor Presente e Valor Futuro
Segundo o autor Alexandre Assaf, valor presente (VP) significa o valor que tenho disponível na data. Exemplo: suponhamos que eu queira fazer uma aplicação hoje, e tenho disponível 1000 reais, este é meu valor presente, somando meu VP mais juros da aplicação eu obtenho o valor futuro (VF).
O VF será igual o valor que terei no final do fluxo, após juros, entradas e saídas, ou seja, o montante. A partir do cálculo do VP, é possível fazer uma comparação entre valores diferentes (entradas e saídas de caixa) em prazos diferentes, tendo hoje como a mesma base de tempo.
Com o valor presente, pode-se calcular quanto vale hoje um fluxo de caixa que ocorrerá em uma data futura. Para que se possa calcular o valor presente, é preciso ter uma taxa de juros de desconto.
O VP e VF são na verdade os principais componentes de um cálculo financeiro, pois são feitos pelo capital inicial (VP) e o montante (VF).
Exemplo Hipotético
• Regime de capitalização Simples
Fórmula: Fn = P (1+ i . n)
Dados
Capital R$ 120.000,00
Taxa 1,25%
Período 18
Valor Futuro R$ 147.000,00
• Regime de