ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO PROGRESSO CIENTIFICO-TECNOLÓGICA NOS
O primeiro ciclo se originou na 1° revolução industrial, no ano de 1789, que se deu com o acumulo de capitais e o desenvolvimento de novas invenções, como por exemplo: o desenvolvimento da locomotiva e navios a vapor, ao qual se deu o nome de manchesteriano. No Brasil não se tem muita importância neste ciclo, pois ele ainda era colônia de Portugal.
O segundo ciclo ocorreu no ano de 1848, com a segunda revolução industrial, que foi a revolução do ferro e do aço. Ocorreu o desenvolvimento técnico e cientifico, que se origina nos setores metalúrgicos e químicos, ao qual a eletricidade e o petróleo são os principais elementos desta revolução, que se dá o nome de fordista. Com a crise de 1929, esse ciclo se declina, devido a quebra nas bolsas de valores. Já no Brasil, a economia que o movia era o a do café, que obtinha um desempenho significativo.
O terceiro ciclo tem origem no ano de 1986, com os investimentos cada vez mais altos, as tecnologias foram se desenvolvendo cada vez mais rápidas, essas tecnologias duram até os dias atuais, como por exemplo: o petróleo, o rádio, o telefone, etc.
O quarto ciclo teve origem no ano de 1949, na a guerra fria. Com disputa entre URRS e EUA, houve um grande investimento nos setores indústrias e tecnológicos, com isso o setor de telecomunicações avançou bastante, de onde se originou a globalização, e no Brasil se tem o inicio de uma industrialização. No ano de 1975 o Brasil cria uma alternativa para sair da crise, com o Proálcool.
O quinto ciclo é intitulado como o “ciclo do outono”, um período de informações tecnológicas, passada de uma maneira mais rápida e mais eficiente, a tecnologia HIGH-TECH, que se originou no Japão, que envolve a física, química, a engenharia genética e a biologia molecular.