ATIVIDADE AVALIATIVA 7
Filosofia e Ética
Atividade aula 7
1. Quais as diferenças entre Platão e Aristóteles no tratamento das questões éticas?
Platão defendia o “bem” como valor supremo e que todos os homens deviam, ao menos como tentativa, alcançá-lo, desprezando seus sentimentos e paixões em detrimento da razão e que o poder deveria ser dado aos sábios como forma de reorganização da sociedade evitando assim a injustiça e a corrupção, frutos presentes na maioria das pessoas, representada por homens ignorantes e movidos por seus instintos e suas paixões.
Já Aristóteles defendia a felicidade como valor supremo. Justificava-se no fato de que o objetivo de todo homem era o de ser feliz, seguindo, para isso, sua própria natureza, a via do “meio termo”. Afirmava, porém, que ninguém conseguiria ser feliz sozinho e assim como Platão, apontava a necessidade de reorganização da sociedade e assim proporcionar a cada um de seus membros, a felicidade conforme sua condição, fundindo-se assim, a ética à política.
2. O que tem a ver felicidade com ética, segundo Aristóteles?
Para Aristóteles, a ética, enquanto ciência prática, não investiga a virtude em si, mas sim a virtude enquanto fonte criadora da eudaimonia. A felicidade faz parte da ética aristotélica. É a realização humana, em seu mais alto grau, daquilo que se busca, pretende ou deseja fazer, empregando paralelamente, suas virtudes e qualidades atingindo o objetivo com excelência e ética perfeita.
3. O que significa dizer que a virtude resulta do hábito? Platão concordaria com isso?
Que ninguém nasce com virtudes e que somente por experiências já vividas podemos conceituar, apresentar e praticar uma virtude. Somos o que fazemos, repetidamente, sendo virtuosos ou não. Segundo Platão, o conhecimento, as ideias, as “virtudes” seriam recordações daquilo que já existia em nós. Que já trazíamos conosco juntamente com nosso nascimento. O que contraria a resposta dada à primeira pergunta desta questão.
4. Qual a