Matematica
Placas mãe com dois ou mais processadores são normalmente usadas em servidores e estações de trabalho de alto desempenho. Usam processadores como o XEON e o Itanium (Intel) e o Opteron
(AMD). O que os novos processadores com o Pentium D tem de interessante e o fato de trazerem o multiprocessamento para os micros convencionais (desktop) e notebooks.
Inicialmente eram três modelos de Pentium D (2.8, 3.0 e 3.2 GHz), e um modelo de Pentium Extreme
Edition (3.2 GHz). Novos modelos foram introduzidos, e a lista ficou bastante extensa. Você encontrara uma lista atualizada em http://processorfinder.intel.com.
Dual Core e Quad Core: Core 2 Duo e derivados
Esses processadores fazem parte da nova família Intel, um projeto novo que substituiu os antigos processadores derivados do Pentium 4 - apesar de usarem o mesmo formato, o LGA 775.
Internamente esses processadores tem uma arquitetura completamente diferente da usada pelo
Pentium 4 e seus derivados, porem executam as mesmas instruções e usam o mesmo formato que as versões mais novas do Pentium 4, sendo portanto instalados em placas para Socket LGA 775. É preciso, entretanto checar se a placa mãe suporta esses processadores.
Os processadores Pentium D e Pentium Extreme Edition não "nasceram" a partir de projetos duals. A
Intel simplesmente montou dois núcleos de Pentium 4 dentro de um mesmo chip.Já o Core 2 Duo e um projeto dual desde o início. Cada pastilha de silício do Core 2 Duo já tem dois núcleos unidos.
Montar um computador com esses processadores (assim como computadores com o Pentium D ou
Pentium Extreme Edition) não é muito diferente de montar computadores baseados em outros processadores. O principal cuidado e o alto aquecimento e o elevado consumo de corrente de alguns desses processadores. Existem modelos que dissipam 45, outros de 65, outros de 95, e outros com mais de 100 watts. Para os modelos que dissipam 95 watts ou mais, devemos tomar todas as