matematica
1.Gráficos descritivos: São usados vários tipos de gráficos para sumarizar os dados. Por exemplo: Histogramas.
2.Descrição Tabular: Na qual se usam tabelas para sumarizar os dados. Por exemplo tabelas de Frequências.
3.Descrição Paramétrica: Na qual estimamos os valores de certos parâmetros, os quais assumimos que completam a descrição do conjunto dos dados. Por exemplo: Média.
Objetivos dos parâmetros[editar]
• Podemos querer escolher um parâmetro que nos mostre como as diferentes observações são semelhantes. Os textos acadêmicos costumam chamar a este objetivo de "medidas de tendência central".
• Podemos querer escolher parâmetros que nos mostrem como aquelas observações diferem. Costuma chamar-se a este tipo de parâmetros de "medidas de dispersão“.
Exemplos[editar]
Medidas de tendência central ou Medidas de Posição[editar]
São medidas que indicam a localização dos dados. Costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da média aritmética, aMediana_(estatística), ou a moda. Por vezes escolhemos valores específicos da função distribuição acumulada chamados quantiscomo quartis, decis, ou percentis.
Medidas de dispersão
As medidas mais comuns de variabilidade para dados quantitativos são a variância; a sua raiz quadrada, o desvio padrão. A amplitude total, a distância interquartílica e o desvio absoluto são mais alguns exemplos de medidas de dispersão.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
As medidas de tendência central são utilizadas numa amostra como forma de representar todos os valores de determinada amostra num único valor. A medida de tendência central será um tipo de medida escolhida que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado.
Existem três tipos de medida central mais utilizados em amostras: a média aritmética, a mediana e a moda.
Média aritmética: é o resultado da divisão da soma de todos os valores da elementos da amostra, pode representar a todos sem alterar a soma total