Matematica
Este trabalho tem como objetivo conhecer um pouco mais sobre Vygotsky e seu pensamento que tanto contribuiu para os estudos em psicologia, principalmente no que se refere ao desenvolvimento da mente humana.
Não se pode deixar de citar aqui o conceito de Vygotsky (1994) sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal que enfatiza que a criança atinge um nível mais avançado quando recebe auxílio ao resolver situações de seu cotidiano, melhorando sua atuação caso não obtivesse esse direcionamento em seu processo de aprendizagem.
Vygotsky enfatiza a importância que o desenvolvimento cognitivo tem em relação ao relacionamento da criança com outras pessoas. É nessa relação que ela se desenvolve de forma a se tornar uma pessoa mais consciente e desenvolta.
O mesmo ainda salienta que "a adaptação da criança é bastante mais ativa e menos determinista", ou seja, o estudioso deu maior ênfase à cultura do que à herança biológica para o desenvolvimento cognitivo.
Segundo Vygotsky a diferença que existe entre o desenvolvimento atual da criança e o que apresenta após a intervenção do outro é visível, pois assim, ela demonstra que o que pode realizar com o auxílio do outro jamais iria realizar por si só, ou até mesmo poderia realizar, mas com um tempo muito maior e com algumas falhas que poderiam prejudicar esse seu desenvolvimento.
Este trabalho apresenta uma biografia de Vygotsky e a importância de seus estudos para a Psicologia, principalmente no que se refere à Educação.
BIOGRAFIA
Lev Semenovitch Vygotsky (em russo Лев Семёнович Выготский, transliteração: Lev Semënovič Vygotskij, sendo o sobrenome também transliterado como Vigotski, Vygotski ouVigotsky) (Orsha, 17 de Novembro de 1896, — Moscou, 11 de Junho de 1934), foi um psicólogobielo-russo.
Pensador importante em sua área foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto