Super condutividade
A corrente elétrica durante o processo de transporte, que vai das usinas geradoras até os centros consumidores, sofre significativa perda de energia. Essa perda ocorre em razão da resistência elétrica dos fios condutores de eletricidade, onde energia elétrica é transformada em energia térmica, sendo dessa forma dissipada para o meio ambiente.
Materiais supercondutores, em temperaturas extremamente baixas, perdem quase que totalmente a resistência na condução de eletricidade e ocorre a exclusão do campo magnético interno -- mais conhecido como Efeito Meissner.
[pic]
Ainda não foi descoberto um material supercondutor a temperatura ambiente, mas este campo teve uma revolução em 1986, com a descoberta dos supercondutores cupratos de perovskita, que superconduzem por volta de 90º Kelvin. A liga supercondutora de temperatura mais alta conhecida é um material cerâmico constituído de Tálio, Mercúrio, Cobre, Bário, Cálcio, Estrôncio e Oxigênio, este possui uma Tc de 138º K (-135.14 ºC).
Condutores tradicionais como o ouro ou cobre possuem impurezas que os impedem de serem supercondutores.
A supercondutividade é muito importante e tem larga aplicação. Essa propriedade não é aplicada somente na transmissão de energia elétrica,