matematica juros simples e composto
Módulo: 2
Título: Diferenças entre capitalização simples e compDisciplina: Matematica Financeira
Introdução
O tema juros ainda é muito polemico e dificultoso para as pessoas em seu dia a dia pois não trabalham em cima de fórmulas e sim pela experiência de vida. Onde muitas vezes acabam trabalhando de forma incorreta.
Sendo a definição de juros, remuneração a qualquer titulo atribuida ao capital.
Razão entre juros recebidos(pagos) no final de certo tempo ou período.
Sendo devido em juros simples e juros compostos. Vamos ver as diferenças entre eles.
Juros Simples é um juros obtido através de uma aplicação de um valor de capital em deposito durante determinado tempo. Seu cálculo é simples pois é sempre constante num determinado tempo.
Juros Compostos corresponde a capitalização dos juros simples que são vencidos pelo deposito. Seu cálculo é adicionado ao capital inicial.
Não sendo constante como os juros simples mas varíavel a cada período.
Justificativa
Estudar e saber as diferenças entre juros simples e juros compostos deve ser algo mais comum no dia-a-dia das pessoas pois teriam mais preparo e noção na hora de efetuarem compras ou financiamentos.
Ele existe porque a maioria das pessoas estão dispostas a pagar o preço por terem o consumo imediato.
Traduzindo juros é a remuneração pelo emprétismo de dinheiro.
Santos(2000) ensina que como cidadãos comuns, os alunos não são necessariamente usuários práticos de matemáticas em seus cotidianos, mas o processo de construção desses conhecimentos poderá prepará-los para compreender melhor e mais adequadamente o mundo que os cerca.
Desenvolvimento
Através do desenvolvimento, vamos entender as diferenças entre juros simples e juros compostos.
Juros Simples
É o rendimento de uma aplicação financeira, contabilizando o valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou uma quantidade paga pelo empréstimo de capital.
Traduzindo