MATEMATICA FINANCEIRA JUROS SIMPLES
JUROS SIMPLES DEFINIÇÕES: Taxa de juros: o juro é determinado através de um coeficiente referido a um dado intervalo de tempo. Ele corresponde à remuneração da unidade de capital empregado por prazo igual àquele da taxa.
Forma percentual: Exemplo: 12% ao ano
Forma unitária : 12/100 = 0,01 ao ano.
Diagramas de capital no tempo Os problemas financeiros se resumem em um fluxo de entradas e saídas de dinheiro no tempo. Tal fluxo é denominado “fluxo de caixa” e pode ser representado graficamente:
O gráfico facilita a visualização da situação do fluxo de caixa onde pode ser observado as entradas e saídas de dinheiro no decorrer do tempo. Conforme a convenção temos:
- reta horizontal: representa a escala de tempo aumentando da esquerda para a direita
- flechas indicam as entradas e saídas de dinheiro. A flecha para baixo indica saída de dinheiro (valor negativo), enquanto que a flecha para cima indica entrada de dinheiro (valor positivo).
No cálculo dos juros simples, a remuneração pelo capital inicial aplicado, também chamado de principal é diretamente proporcional ao seu valor e ao tempo de aplicação. O fator de proporcionalidade é a taxa de juros.
J = C.i. t sendo: J = Juros C = Capital inicial t = tempo de aplicação i = taxa de juros
MONTANTE Representa o valor do capital acrescido dos juros provenientes da operação: M = C + J (montante = capital + juros) M = C ( 1 + i.t )
Taxa proporcional i1 = n1 i2 n2 ou i1 . n2 = i2 . n1
Verificar se as taxas de 5% ao trimestre e 20% ao ano