Matematica basica
Reprovações provocam redução de vagas em 2011 no Isced do Lubango
Lubango - Oitocentas e 85 vagas estão disponíveis, esta época lectiva, para candidatos aos diferentes cursos do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED), na província da Huíla, contra as mil do ano transacto, devido ao elevado número de reprovações registadas em 2010, soube hoje a Angop.
Falando a propósito das perspectivas académicas para este ano lectivo, o director-geral em exercício, Carlos Pinto, disse terem sido abertas 30 vagas para cada curso no regime diurno, num total de 390, assim como no pós-laboral, onde o total é de 455, das quais 105 em três cursos não especificados serão ministrados em salas anexas no município da Chibia, primeiro ensaio de extensão para os municípios.
Na base da redução do número de vagas disse estar o índice de reprovações no primeiro ano da época transacta e as desistências de estudantes colocados como docentes noutros municípios, os quais deverão voltar a regularizar a sua situação e dar sequência aos seus estudos.
Questionado sobre a idade limite para acesso ao ensino regular no Isced, disse ser de 25 anos, embora a procura por vagas seja elevada, chegando a inscrever mais de 300 candidatos por dia, o que poderá derivar no alcance de pelo menos cinco mil só na estrutura central do Isced.
Iniciadas no passado dia 05 do corrente mês, as inscrições para os 13 cursos da instituição (Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática Educativa, Linguística Francês, Inglês e Português, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Química) decorrem até ao dia 29 de Janeiro.
"Todos os cursos devem atingir o número de candidatos exigidos, pois se um deles não obedecer a esta regra, o curso não abre, passando-se a uma segunda hipótese de exame para facilitar melhorias nos inscritos e garantir qualidade no ensino", asseverou a fonte.
Sobre a experiência piloto (salas