Neoliberalismo
Desenvolvimento
Os Neoliberais propõe o “Estado mínimo”, ou seja, quanto menor a participação do Estado melhor, já que a solução é o capitalismo.
Em relação a influência neoliberal sobre políticas publica, podemos citar a educação superior, onde 85% é privatizado pois o mais importante é o lucro.
Entretanto para o Marxismo o papel do Estado é “garantir a reprodução de condições favoráveis a acumulação do capital e ao desenvolvimento do capitalismo”. A história de toda sociedade até hoje é a historia das lutas de classes.
Dessa forma o Marxismo considera que o capitalismo é um fracasso porque ele permite o aumento significativo nas desigualdades sociais. Podemos observar o crescente estado de miséria e a concentração de renda entre poucos, mas esses poucos são os que dominam os muitos que possui pouco, existe também o desemprego, a fome, a marginalidade, e a violência.
De acordo com Marx para mudar essa situação seria preciso substituir o capitalismo pelo socialismo, sendo assim acabar com as classes sociais, e com o próprio estado. Dessa forma a própria sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade, contudo isso ficou só no mundo das idéias, pois ainda não aconteceu de fato.
Concepções das políticas publicam em educação.
Para Neoliberalismo a ênfase é dada ao sujeito, agora se o mesmo não tem competência o problema é dele. Pois as condições são dadas se ele não consegue se apropriar delas e sair vitorioso a culpa é só dele e de mais ninguém.
No entanto, percebe se que a educação não é mesma para todos e com isso dentro desse sistema os beneficiados são aqueles