Matematic
Campus Sorocaba
Relatório 5
Prática 5 – Ligações Químicas
Profª Drª Luciana C. de Oliveira
Elisabete Leide Marzola
MarianeMagela
Priscila Lima
Renato Ferreira
Sorocaba
2014
1.INTRODUÇÃO
Toda e qualquer matéria que conhecemos é formada, de algum modo, pelos elementos que vemos na tabela periódica. Todavia,quando estudamos a composição das substâncias notamos que é muito raro encontrar os átomos isolados. Já que na natureza os únicos encontrados sem se agrupar foram os gases nobres que possuem oitoelétrons na sua camada de valência. Estes então foram adotados como modelo de estabilidade. Já que os demais não possuíam essa característica em sua última camada, chegou-se a conclusão,experimentalmente, que os demais se uniam para adquirir essa estabilidade. Eles, na maioria das vezes, então se unem, formando agregados. Para explicar como os elementos se unem e formam substâncias diferenciadas,foram elaborados três modelos de ligações: iônicas, covalentes e metálicas. (MAIA, Daltamir Justino. BIANCHI, J.C de A).
A ligação iônica pode ser descrita como uma ligação em que há grande diferença deeletronegatividade entre os elementos, sendo os íons de polos opostos consequentemente atraídos. Os íons com tendência a doar elétrons formam os cátions, representados por (+), e os íons comtendência a receber elétrons formam os ânions (-). Por isso, uma ligação iônica comum é entre um metal (+), com um ametal (-). Como exemplo do cloreto de sódio: Na+ Cl- (NaCl). (ATKINS, Peter e JONES,Loretta).
Um composto iônico quando em água, irá se dissociar em íons. Os eletrólitos são soluções que permitem a passagem de elétrons, e podem ser classificados em forte e fraco. Um eletrólito forte nãoapresenta resistência à corrente elétrica, um eletrólito fraco apresenta resistência, mas ainda assim permite a passagem de elétrons. Quando uma diferença de potencial é aplicada em um