Literatura
A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
Onomatopéia. Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias. Por exemplo, para os índios tupis tak e tatak significam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando. As onomatopéias, em geral, são de entendimento universal PLEONASMO emprego de palavras inúteis para a expressão do pensamento, mas que, em certos casos, podem dar mais colorido, vigor ou graça ao estilo; redundância de termos; circunlóquio; superfluidade.
Subir para cima
Descer para baixo
Sair para fora
Entrar para dentro
Hemorragia de sangue
Mar salgado
Personificação pode ser descrito como uma figura de linguagem em que um objeto inanimado é personificado, ao atribuir características humanas e qualidades para isso. Em outras palavras, sempre que as emoções, desejos, sensações, gestos físicos e de fala são apresentados no contexto de coisas não-vivas, a personificação é dito ter ocorrido. Através da técnica, descrevemos coisas inanimadas como humano.3 12
Exemplos de personificação:
"O Gato disse ao Pássaro que tinha uma asa partida."
"O Vento morreu e o Sol também."
"A Cadeira começou a gritar com a Mesa."
"O morro dos ventos uivantes."
"O Sol amanheceu triste e escondido."
"A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há Quando cai, cai sem vontade." (Vinícius de Morais)
"A lua beijava a face do lago adormecido. "
"O fogo dançava com o vento."
"O vento assobiava na janela, durante a noite."
"O