MATAS CILIARES E RESERVAS LEGAIS
MATAS CILIARES E RESERVAS LEGAIS
Mata ciliar, vegetação riparia ou ribeirinha, são florestas, ou outros tipos de vegetação nativa, que ficam as margens dos rios, igarapés, lagos, olhos d`água e represas. O termo refere-se ao fato de que ela é como uma espécie de Cílio de proteção do curso das águas, sendo assim, matas ciliares ajudam a sedimentar o controle e reduzir os efeitos danosos das enchentes, ajudando na estabilização.
Reservas legais são as áreas de propriedade rural particular onde não é permitido o desmatamento, pois visam manter condições de vida para diferentes espécies de plantas e animais nativos da região, auxiliando a manutenção do equilíbrio ecológico. Contudo, as florestas situadas nas reservas legais podem ser manejadas e exploradas com fins econômicos.
As reservas legais e especialmente as matas ciliares cumprem a importante função de corredores para a fauna, pois permitem que animais silvestres possam deslocar-se de uma região para outra, tanto em busca de alimentos como para fins de acasalamento.
Em locais de grande diversidade de espécies de plantas e animais, como em Rondônia, devem ser encontradas plantas e animais raros que somente ocorrem em sua região. Tal fato aumenta a importância das reservas legais. Dizer, por exemplo, que a floresta de uma região é compensada em outra distante, não é verdadeiro. Todo agricultor sabe que nas terras boas ocorrem muitas plantas e animais próprios de terras boas e uma terra fraca não compensa a perda das espécies da terra boa, e vice-versa.
Além disso, as matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem ao proprietário diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade das águas