mata ciliar
Muitas pessoas acham que a preocupação hoje é consumir, que devem plantar, plantar e nunca preservar, ou quando falam em preservação lembram somente dos animais. É muito importante o cuidado não só da fauna brasileira, e sim da flora também, como as florestas nativas e as matas ciliares. É fundamental que o modelo agropecuário atual seja revisto para garantir a sustentabilidade econômica e social do produtor rural, mas sem agressão ao meio ambiente.
As matas ciliares são formações vegetais de ocorrência ao longo de cursos d’água e em locais sujeitos a inundações temporárias. Quando as matas são indevidamente removidas, rios e lagos perdem sua proteção natural e ficam sujeitos ao assoreamento, e ao desbarrancamento de suas margens, o que agrava ainda mais o problema. A importância da preservação e recomposição das matas ciliares bem como o seu reconhecimento como parte integrante da rede de drenagem de uma bacia hidrográfica vem se intensificando nos últimos anos à medida que vem sendo incorporada legislativamente nos códigos florestais no país. Espécies como ingás (Inga spp), ipê-do-brejo (Tabebuia dura),sangra-dágua (Croton urucurana), embaúbas (Cecropia spp), são utilizadas para recomposição dessas áreas.
2. Mata ciliar
Entende-se por mata ciliar florestas (Fig.1), ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam ás margens de rios, igarapés, lagos ou represas. Sabe-se que funcionam como espécie de barreira, segurando materiais terrosos que chegam com as chuvas e todos os materiais estranhos que afeta a qualidade da água, como por exemplo, o excesso de adubos e agrotóxicos utilizados na agropecuária e outras atividades, recebem esse nome, mata ciliar pelo fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.
Mais importante que os rios para a sobrevivência dessa vegetação, é a mata ciliar para a conservação dos rios e dos animais. A mata ciliar funciona como um