Contaminação do solo
Cleber da Silva
Professora Tutora Externa - Michelle Pelozato
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnólogo em Gestão Ambiental (GAM 0067) – Prática do Módulo III
29/06/2012
RESUMO.
Tudo o que o homem consome ou produz gera resíduos, e não é diferente no caso da água que consumimos. Para que essa água chegue em nossas casas próprias para o consumo, ela passa por processos de purificação, estes processos são físicos e químicos, o que no final gera um resíduo chamado de Lodo de Estação de Tratamento de Águas, ou Lodo de E.T.A. Num primeiro momento será abordado um pouco sobre a história e a origem das primeiras E.T.A.s, posteriormente trataremos de algumas aplicações possíveis para o Lodo de E.T.A. haja vista que seu descarte diretamente na natureza pode causar sérios danos ambientais. É importante salientar que as Estações de Tratamento de Águas não se restringem somente em tornar a água dos rios potável, mas tratar a água nos seus mais diversos tipos de aplicações. Devemos tratar como imprescindível o tratamento de água, pois a escassez de recursos hídricos renováveis são cada vez mais visíveis. Tão importante quanto o tratamento da água, é dar um destino aceitável aos resíduos deste processo, visando sempre um meio ambiente sustentável.
Palavras-chave: Lodo de E.T. A, Águas, Danos Ambientais,Disposição.
1 INTRODUÇÃO.
2 FLORESTAS CILIARES.
Conforme preceitua o artigo 2º do Código Florestal, a mata ciliar possui como finalidade principal à de proteger a cobertura vegetal, sendo conhecida como floresta de preservação permanente, no caso aquelas situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água.
O termo mata ciliar ou ripária é empregado para designar as florestas ou matas que ocorrem nas margens dos cursos de água. A mata ciliar ocorre ao longo do terreno que inclui tanto a ribanceira de um rio ou córrego, de um lago ou represa, como também as superfícies de inundação