matamática 2
- Inundam áreas extensas de produção de alimentos e florestas;
- Alteram fortemente o ambiente e com isso prejudicam muitas espécies de seres vivos, exemplo: interferem na migração e reprodução de peixes;
- Alteram o funcionamento dos Rios;
- Alteram a paisagem das margens pela indução de atividades humanas ligadas a presença dos reservatórios;
- Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos;
- Boa parte das florestas inundadas se decompõe produzindo metano, um gás que contribui para o efeito estufa.
- O represamento do rio diminui o nível da água abaixo da represa; desabriga pessoas e animais; provoca a salinização da água (no semi-árido);
- A inundação danifica sítios arqueológicos; indisponibiliza terras férteis; provoca pequenos tremores de terra, devido ao peso da água e às acomodações do terreno.
- A represa interfere na piracema.
- Provoca alterações climáticas que irão comprometer a fauna e flora que não se adaptarão a essas mudanças.
- Provoca doenças e impede o crecimento da população ribeirinha, atrapalhando a vida das pessoas.
Vantagens e desvantagens da energia eólica
A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento.
Apesar das aparentes vantagens no uso de energia eólica para a produção de energia elétrica, este tipo de aproveitamento energético eólico apresenta também desvantagens e impactos significativos principalmente no uso de grandes aerogeradores, parques e usinas eólicas.
O seu aproveitamento para encher as velas dos barcos coincide com o começo das grandes civilizações e, marcou, substancialmente, a diferença entre elas.
Fenícios, Gregos, Romanos, e mais tarde os portugueses utilizaram-no para mover, total ou parcialmente, os seus barcos, visando o comércio, conquistando novos domínios ou explorando mares desconhecidos.
Foi a