Mat. Financeira
25.
Líderes transacionais: são aqueles que conduzem ou motivam seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas.
Líderes transformacionais: são aqueles que prestam atenção às preocupações e às necessidades de desenvolvimento de seus liderados; modificam a maneira de seus seguidores verem as coisas; e são capazes de entusiasmar, incitar e inspirar as pessoas a darem o máximo de si na busca dos objetivos do grupo.
26.
A liderança envolve o desenvolvimento de habilidades como a paciência para compartilhar informações, confiar nos outros, abrir mão da autoridade e compreender o momento certo para intervir. Um bom líder deve saber gerenciar uma equipe, uma vez que a fase do individualismo ficou para trás.
Um líder deve ser capaz de inspirar e motivar os funcionários. Assim, no caso da liderança online, em que os executivos e seus subordinados estão ligados por redes de informação, sem proximidade física, ele precisa fazer com que o tom de sua mensagem reflita as emoções que ele quer expressar. Isso porque a estrutura das palavras na comunicação digital também tem o poder de motivar ou desmotivar o receptor. Um exemplo é o das frases escritas em letras maiúsculas, que equivale a um discurso em gritos, o qual pode chocar o receptor.
Apesar de ser relativamente nova, a comunicação informatizada pode construir ou fortalecer a eficácia do líder, quando utilizada adequadamente. Uma mensagem pode transmitir confiança ou desconfiança, status, orientações de trabalho ou sentimentos. Outra habilidade que um líder online deve desenvolver é a de ler nas entrelinhas, ou seja, decifrar os componentes emocionais das mensagens.
27.
Poder emanado do indivíduo (poder pessoal): provem das características do indivíduo e não da posição que ocupa dentro da organização. São três:
- Poder de talento: refere-se à influência que se exerce como resultado da perícia, da habilidade específica