Master
ORDENAMENTO
Bacias Hidrográficas
A água é um dos agentes geológicos mais importantes na erosão, no transporte e na deposição de sedimentos e a sua influência é visível particularmente em todas as paisagens.
Rios, são cursos de água superficiais e largos que podem desaguar noutro rio, num lago ou no mar.
Ao longo do seu curso, os rios realizam três trabalhos essenciais para a construção e modificação do relevo:
a) Erosão ou desgaste das formações rochosas do leito;
b) Transporte dos materiais rochosos;
c) Deposição e acumulação dos materiais transportados.
O poder erosivo de um rio será tanto maior quanto maior for o seu caudal e a inclinação de seu leito, que pode sofrer variações ao longo do percurso.
Perfil Transversal de um Rio
Podemos dividir o percurso de um rio da nascente até a foz em três secções que podem ser comparadas com as três fases da vida humana: o curso superior, ou alto curso, equipara-se à juventude; o curso médio equivale à maturidade; e o curso inferior, à velhice.
Na fase inicial ou de juventude, no curso superior (parte mais inclinada, onde o poder erosivo e de transporte de materiais é muito intenso), os rios correm geralmente entre montanhas, o declive dos terrenos é acentuado e a força das águas é muito significativa. Assim, o desgaste na vertical é acentuado e os vales apresentam vertentes abruptas: são os vales em V fechado ou garganta (vale estreito e profundo). Se as rochas do terreno são muito resistentes, o rio circula por elas, formando quedas de água (cataratas), gargantas ou desfiladeiros e rápidos .
Na fase de maturidade, no curso médio do rio, a inclinação diminui e as águas perdem força e a sua capacidade de transporte diminui e os materiais, mais pesados, que já não consegue transportar .O desgaste faz-se na horizontal alargando o leito do rio, forma-se vales mais abertos: são os vales em V abertos (vale mais largo e menos profundo).