master
Ministério da Educação – MEC
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC
Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia Curso Técnico em Agropecuária
Alessando Alan Hilleshein
Douglas Vinícius Zago
Marciano Zuanazzi
Niumar da Silva Tiago Augusto Engel
Concórdia, Dezembro de 2009
Alessandro Alan Hilleshin
Douglas Vinicius Zago
Marciano Zuanazzi
Niumar da Silva Tiago Augusto Engel
Trabalho científico apresentado como avaliação parcial da disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica sob orientação do professor Neri Jorge Golynski.
IF Catarinense – Campus Concórdia 2009
1-INTRODUÇÃO
Aquecimento global, efeito estufa, buraco na camada de ozônio. Ultimamente essas palavras já se tornaram rotina nas nossas vidas. Os rumores de que o aquecimento global é uma séria ameaça para o planeta tomou tais proporções que a vida no planeta está em evidência. Este trabalho trará informações importantes sobre este fenômeno que ameaça o nosso planeta.
O aquecimento global é hoje um dos problemas mais preocupantes que comprometem o meio em que vivemos e a nós mesmos, não sendo um problema recente, pois é resultado de anos de desprezo do homem em relação à destruição da natureza.
Nosso desafio é construir um mundo melhor, socialmente justo, economicamente sustentável e ecologicamente correto. Há vários caminhos para se conquistar estas metas, infelizmente as ações negativas vem predominando.
“Se todo este processo não tem mais volta, se um grau de temperatura do aquecimento global já é inevitável, a única atitude lógica que nos cabe é a adaptação, associada, é claro, ás ações para mitigação” (NOBRE, 2009).
1.1 Problematização
Há muitas versões do que será o futuro do planeta, uns dizem que o tal do “aquecimento global” é uma grande mentira, que é invenção de alguns cientistas. Há também quem diga que mesmo “aquecimento global” se não controlado, ameaça destruir o nosso planeta em poucas