Massas de café
INTRODUÇÃO
Para medir a quantidade de umidade de um alimento, devemos analisar a quantidade de água presente nele. Para sabermos a quantidade de água presente, temos que saber a umidade inicial e umidade final. A umidade relativa se da com a perda de peso referente ao aquecimento dessa substância em questão na temperatura de ebulição da água, até que a mesma evapore por completa.
OBJETIVO
O objetivo desse experimento tem como princípio determinar a quantidade de umidade em uma amostra de café. Através de aquecimento foi retirada a umidade a uma temperatura aproximada de 120 ºC para uma completa ebulição.
Procedimento experimental
A) MATERIAL
* 1 cápsula de porcelana (para cada equipe) * 1 tela de amianto (para cada equipe) * 1espátula metálica (para cada equipe) * 1 tenaz (para cada equipe) * 1 dessecador grande * Liquidificador para processamento de amostras * Balança analítica * Estufa para secagem
B) PROCEDIMENTO
Primeiramente separam-se os grãos de café (extra fortes) desejados para realizar-se o experimento. Logo depois se tritura os grãos de café com um triturador. Pesa-se o cadinho vazio com o fim de obter-se seu peso e anota-se o valor encontrado. Deposita-se os grãos triturados no cadinho e novamente pesa-se a amostra anotando-se o valor. Logo depois coloca-se o cadinho com o café triturado na estufa, espera-se 30 minutos e leva a amostra ao dessecador e espera-se mais 15 minutos. Depois de tudo isso leva-se a amostra a secagem e espera-se 4 horas. Logo após as 4 horas anota-se o valor obtido.
RESULTADOS
Tabela de Resultados
Cápsula vazia (g) 16,5909
Cápsula + amostra (g) 17,6091
Massa de amostra (g) 1,0182
Massa da amostra após 30 min na estufa (g) 0,6194
% MASSA PERDIDA
0,3988/1,0182 = 39% de café
0,3988/17,6091= 2% do total. CONCLUSÃO
Percebe-se, através deste experimento, que há uma quantidade relativa de