Massagens terapêuticas
Quando se fala em massagem, a primeira coisa que vem à cabeça é um momento relaxante. Mas nem todas as massagens têm essa finalidade. Dependendo tipo, pode estimular a circulação sanguínea, o fluxo linfático, trazer benefícios para os centros de energia do corpo, os chamados chakras, além, é claro de relaxar os músculos e aliviar o estresse e a ansiedade.
“A massagem envolve sistematicamente o alisamento, amassamento e pressão dos tecidos macios de todo o corpo, para que um estado de total relaxamento seja induzido. O receptor fica apenas de calcinha ou cueca, e usamos óleo para lubrificar a pele. Ela opera principalmente nos músculos, ligamentos e tendões, e afeta sobretudo o equilíbrio dos líquidos (sangue e linfa)”, explica terapeuta Flávia Braun, do Espaço Nirvana, no Rio.
Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria e também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial. Conheça abaixo alguns dos principais tipos de massagem e escolha a que tem mais a ver com você.
Ayurvédica
É uma técnica indiana que visa o equilíbrio físico, mental e energético. Consiste em manobras de deslizamentos e fricções profundas, com alongamentos e trações, além da estimulação e energização de pontos e órgãos vitais.
Bambuterapia
Com manobras realizadas com bambus de diferentes tamanhos, reduz as tensões, desperta a energia, deixa a pele flexível e estimula as glândulas. A técnica surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem e possui indicação corporal e facial. É ótima para o tratamento de celulite, flacidez e gordura localizada.
Desportiva
Massagem forte e profunda, com base nas massagens sueca e na massoterapia, reduz a chance de contusões, melhora a força, a amplitude dos movimentos, a flexibilidade dos músculos e a performance desportiva, pois libera mais rápido o ácido lático e os pontos de tensão.
Massagem a 4 mãos
A massagem Abhyanga estimula os dois pólos do cérebro,