Massagem terapeutica
A massagem terapêutica vem sendo utilizada desde os primórdios para aliviar algo incômodo, assim como a dor muscular, dores de cabeça, torcicolos, problemas circulatórios, atuando também de forma preventiva, tratando e auxiliando nas diversas disfunções orgânicas. A massagem terapêutica cada vez mais vem sendo realizada para complementar os tratamentos da fisioterapia tradicionais nos casos de contusões e dores, tendo em vista a sua eficiência. Como a massagem é uma terapia holística, onde vemos o indivíduo como um todo, centrando no doente e não na doença, existem os efeitos diretos nos tecidos moles (pele, músculo e gordura), nas mobilizações articulares e alongamentos, e o efeito indireto - psicológico, de sensação de bem estar e relaxamento. A massagem também pode melhorar o humor das pessoas, aliviar o estresse e fazer com que as pessoas sintam-se mais relaxadas. A massagem terapêutica tem como foco produzir a nutrição dos sete tecidos do corpo. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura e ao manipular os pontos de pressão, se intensifica a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios, que por sua vez, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento.
Apesar de haver muitos tipos particulares de massagem, existem apenas alguns tipos básicos e primordiais de massagem. Há dois grupos grandes que se destacam: as massagens com óleos e as massagens “secas”.
Depois começaram a bifurcar-se em centenas de correntes e estilos diferentes, fundindo-se e separando-se em outros tantos estilos. Hoje em dia existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins, desde massagens para bebês e idosos até massagens cosméticas, de rejuvenescimento localizado. As massagens hoje em dia estão cada vez mais enraizadas nas culturas chegando até mesmo às empresas.
Cada vez mais, grandes organizações incorporam nos seus pacotes de incentivos, massagens inclusive no próprio local de trabalho. Dores