Massagens terapêuticas
BRUNO SANTOS DE OLIVEIRA
LETICIA SOARES DE LACERDA
YULLY BARBOSA COIMBRA
1 INTRODUÇÃO
As massagens terapêuticas é a manipulação sistêmica de tecidos moles do corpo com objetivo terapêutico. “Essa pratica vem sendo utilizadas pelas mais primitivas civilizações, sendo o seu significado provido da palavra terapêutico que vem do grego e significa ‘relacionado a tratamento” e a palavra massagem que também provem do grego e significa “amassar”.
Nossa reação instintiva é a de friccionar ou segurar a área afetada para diminuir a dor. Esta técnica básica foi desenvolvida através dos milênios até o sistema de massagens que conhecemos hoje.
Existindo uma gama enorme de tipos de massagens cada uma com uma finalidade, sendo reconhecida mundialmente por seus efeitos prazerosos, confortantes e relaxantes. Sendo hoje muito prescrita pelos médicos como tratamento complementar para diversas doenças.
As dores são constantes na sociedade moderna dentre ela a cefaleia uma das queixas mais comuns nos serviços de saúde ambulatoriais e de emergência. Estima-se que, durante toda a vida, 97% de todas as mulheres e 93% de todos os homens apresentarão pelo menos um episódio de dor de cabeça.
1.1 Problemas de pesquisa Há relação entre massagens terapêuticas como terapias complementares em saúde e a diminuição cefaleia?
1.2 Hipóteses As pessoas que fazem uso das massagens terapêuticas como tratamento complementar para cefaleia relatam certo alívio após as sessões.
1.2 Objetivo
Identificar por meio de uma busca em artigos a relação entre a prática das massagens terapêuticas dentro da enfermagem como terapía complementar em saúde e a diminuição da cefaléia.
1.3 Justificativa
Tendo em vista que a massagem terapêutica é capaz de produzir em seus pacientes um enorme relaxamento, uma sensação de conforto, bem estar, prazer e ajuda na diminuição do stress queremos comprovar se esses resultados são capazes de produzir alivio em