Massagem Terapêutica
Curso de Massoterapia
Datawork
Professora: Ana Paula Figueiredo
Porto Xavier, Novembro de 2012.
Entende-se por primeiros socorros a primeira ajuda dada à vítima, de modo a estabilizar a sua situação.
O socorrista deve ser responsável pela prática do primeiro socorro até estar junto da vítima alguém mais credenciado. O socorrista deve: - possuir bons conhecimentos técnicos; - ser perseverante; - ser bom observador; - ser bom improvisador; - possuir espírito de equipe.
Assim, para que o socorro seja eficaz, deve-se ter em conta os princípios gerais do socorrismo:
- Prevenir
- Alertar
- Socorrer
Prevenir Trata-se de diminuir o número de acidentes ou (na impossibilidade de impedi-los) minimizar as suas consequências. Assim temos: - prevenção primária (executada antes de ocorrer o acidente) - prevenção secundária (prevenir o agravamento)
Alertar O alerta destina-se a chamar para o local do acidente, pessoal especializado na estabilização e transporte da vítima. O socorrista atua essencialmente no local do acidente, providenciando a chamada de socorros especializados. Importante: não abandonar a vítima observar a vítima e o local interrogar a vitima e testemunhas
Socorrer O sucesso das ações desenvolvidas está na maioria dos casos diretamente relacionada com a rapidez, destreza e qualidade das técnicas aplicadas.
Exame geral da vítima
Exame primário
Avaliação do grau de consciência (consciente/inconsciente)
Está a ouvir-me? Sabe onde está? Como se chama?
Avaliação da função respiratória Avaliação da função circulatória Ver Ouvir Sentir Observação da face Na face deve-se observar a coloração da pele/ se está pálida. Observação do corpo A observação deve sempre ser feita no sentido descendente da cabeça para os pés. Interrogatório da vítima Quando a vitima se encontra inconsciente é necessário interrogar os familiares, ou quem estiver a acompanhar a vítima.
Exame Secundário
Função cardio-respiratória
A