Bacia hidrográfica piranhas-açu
INTRODUÇÃO 2 A BACIA 3 AREA DE ABRANGÊNCIA 3 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS 4 CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS 5 ESTRUTURA DO SISTEMA DE GESTÃO 6 LEGISLAÇÃO, DECRETOS, PORTARIA 7 PRINCIPAIS ATIVIDADES 8 CONCLUSÃO 10 ANEXOS 11 BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
A gestão de recursos hídricos é definida como o conjunto de ações destinadas a regular o uso, o controle e a proteção dos recursos hídricos, em conformidade com a legislação e normas pertinentes.
Este trabalho tem como objetivo apresentar a gestão de recursos hídricos da bacia Piranhas-Açu, que está situada na região Nordeste do Brasil com sua nascente no estado da Paraíba e sua foz no Rio Grande do Norte, abrangendo uma área de quase 44 mil km² e contemplando 147 municípios com quase 1.4 milhão de pessoas.
Também visa mostrar quais são as características físicas, indicando a quantidade de municípios e população que são beneficiadas; as características sócio-econômicas, mostrando as principais atividades da população que utiliza dos recursos; bem como a legislação, a estrutura do sistema de gestão e as principais atividades de gestão de recursos hídricos desenvolvidos, entre outros pontos importantes da bacia.
A BACIA
A bacia hidrográfica de Piranhas-Açu está situada na rHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste"egião Nordeste do Brasil que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O principal rio da Bacia é o Rio Piranhas, com 405 quilômetros de extensão, nasce no Município de Bonito de Santa Fé – PB, e segue seu curso natural. Adentra o estado do Rio Grande do Norte ainda nomeado de Rio Piranhas pelo município de Jardim de Piranhas, e recebe o nome de Piranhas-Açu ao passar pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves no Município de Assu – RN. Deságua no Oceano Atlântico, através de sua foz no Município de Macau.
O Rio nasce da junção das águas dos rios do Peixes e Piancó na Paraíba e desemboca na cidade de Macau no litoral do Rio Grande do