Hipotireoidismo e hipertireoidismo
CURSO:
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
TRABALHO
HIPOTIREOIDISMO
E
HIPERTIREOIDISMO
PROFESSORA: REJANE
MANOELA FEITOSA DA SILVA
TÉCNICO 8
Maio de 2013, Jundiaí
HIPOTIREOIDISMO
INTRODUÇÃO
O hipotireoidismo é uma síndrome que resulta da deficiência da produção de hormônios tireoidianos. Estima-se que 3 a 5% da população tenha alguma forma de hipotireoidismo. É mais comum em mulheres e a incidência aumenta com a idade.
Quando não tratado, o hipotireoidismo causa, nas crianças, atraso grave do crescimento e retardo mental. Na vida adulta, leva à depressão generalizada das funções orgânicas.
Não existe prevenção, a não ser a triagem neonatal com o teste do pezinho para detecção do hipotireoidismo congênito. Mas existem exames simples para o diagnóstico e o tratamento com hormônio tireoidiano sintético é seguro e eficaz uma vez que a dose adequada é estabelecida.
CAUSAS
* Redução do tecido tireoidiano por iodo radioativo ou por cirurgia. * Deficiência de iodo. O iodo é essencial para a produção hormonal da tireóide. Ele pode ser encontrado em frutos do mar, vegetais e sal enriquecido com iodo. A adição de iodo ao sal de cozinha eliminou este problema em vários países. * Doença de Graves (geralmente cursa com hipertireoidismo, mas no estágio final pode haver hipotireoidismo). * Tireoidite subaguda (o hipotireoidismo pode ocorrer na fase tardia). * Medicamentos que podem induzir hipotireoidismo: carbonato de lítio (usado no tratamento dos estados maníaco depressivos), amiodarona, propiltiouracil e metimazol. * Tireoidite de Hashimoto: é talvez a causa mais comum de hipotireoidismo, caracterizada pela presença de auto-anticorpos * Erros inatos da síntese de hormônios tireóideos. * Deficiências hipofisárias e hipotalâmicas. * Resistência periférica aos hormônios tireoidianos. * Doenças congênitas: geralmente bebês com hipotireoidismo congênito não apresentam