Bcias hidrograficas
6973 palavras
28 páginas
ÍNDICEIntrodução
Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte
Conclusão
Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
Na certeza da importância da preservação dos recursos hídricos do estado do Rio Grande do Norte, o presente trabalho se baseia na pesquisa de diversos referenciais teóricos e bancos de dados referentes às bacias hidrográficas, seus rios principais, lagoas e açudes de nosso estado e resume todas elas a partir de suas características principais. Para facilitar a compreensão, todo o conteúdo está dividido nas dezesseis bacias hidrográficas que compõem o território do RN e, junto a elas, temos seus principais afluentes.
Bacia 01 – APODI-MOSSORÓ
A bacia Apodi-Mossoró ocupa uma superfície de 14.276 km², o que corresponde a 26,8% de todo o território do estado do Rio Grande do Norte. Em relação ao clima, ele pode ser caracterizado como muito quente e semi-árido, com as chuvas se atrasando para o Outono. No extremo sudoeste da bacia, em sua nascente, ocorre um clima tropical chuvoso com o verão seco e a estação chuvosa se adiantando para o Outubro. Na maior parte da bacia, a média anual das chuvas gira em torno dos 700 mm, descendo para 600 mm em algumas regiões. Na parte alta da bacia, essa variação pode subir para 900 mm, chegando a 1.100mm numa pequena área na região de Martins/RN.
Do ponto de vista geomorfológico e geológico, a metade meridional da bacia é composta por depressões e planos, a primeira caracteriza-se por um relevo quase sempre tabular, as vezes com formas convexas e poucas áreas de relevo aguçado. Já a segunda, constitui as feições mais elevadas da bacia, limitadas por escarpas erosivas com topos planos de origem sedimentar. A porção centro-norte da bacia é constituída por uma ampla superfície semiplanada, também havendo relevos tabulares e pouco profundos. No extremo norte, junto a foz do rio Apodi, tem-se a faixa litorânea, representada por uma planície ladeada pelos tabuleiros costeiros. O material geológico que compõe o