Massagem clássica masculina
Massagem terapêutica do mundo ocidental, que compreende as seguintes manobras: deslizamento superficial e profundo, amassamento, fricção, percussão e vibração. As manobras são realizadas sobre a pele com a utilização de óleo. É necessário o desnudamento da parte do corpo a ser trabalhada.
INDICAÇÕES: Alterações de tecidos conjuntivos, alterações musculares (tensão, perfusão, metabolismo), alterações do retorno venoso e linfático periférico (edemas), alterações neurológicas de origem periférica (compressões, paralisias e paresias transitórias).
BENEFÍCIOS: Relaxamento muscular, aumento da circulação sangüínea, alívio da dor, prevenção de deformidades, alívio do estresse (Massagem... 2011).
Movimentos e manobras de massagem
Pétrissage
Várias técnicas se incluem sob a denominação geral de pétrissage (do francês, significando pressão, amassar). Essencialmente, estas técnicas envolvem a aplicação de pressão aos tecidos em forma de amassamento. As técnicas podem ser realizadas com uma das mãos, ou com ambas, simultaneamente. Quando a técnica é efetuada com as duas mãos, uma reforça a outra (Domenico & Wood, 1998).
Para executá-la, a mão toma forma diferente conforme a região a massagear seja mais ou menos extensa em superfície, mais ou menos musculosa, de forma arredondada etc. Se a pressão for aplicada sobre uma região pouco musculosa, mas rica em bainhas tendinosas, ela será feita com a polpa dos polegares que, ao comprimir, podem penetrar facilmente nos interstício dos tendões e seguir as ranhuras intertendinosas (Boigey, 1986).
Pressão é transmitida às estruturas subjacentes. Portanto, pode afetar os tecidos profundos como superficiais (Cassar, 2001).
Amassamento Apenas os autores mais recentes descrevem o amassamento como uma técnica isolada; outros autores usavam o termo pétrissage para descrever o movimento, que era muito similar em muitos aspectos ao amassamento como atualmente o conhecemos (Domenico & Wood, 1998).
O