Aph do cbmmg em juiz de fora
Importante se faz a definição de termos técnicos utilizados no presente trabalho, considerando que existem conceitos desenvolvidos por autores distintos e obras técnicas do Corpo de Bombeiros Militar, como o manual do Bombeiro Militar (MABOM) e outros.
1) Atividade de Bombeiro - Segundo FERREIRA (1985, p 163) “Conjunto de tarefas homogêneas e/ou dependentes realizadas em locais de sinistro por determinada guarnição de bombeiros, com meios próprios e visando atingir um determinado fim”.
2) Atendimento pré-hospitalar do Sistema Resgate – em SOARES (1998, p.6) Atividade integrada pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Militares do Corpo de Bombeiros treinados na assistência de vitimas em locais de acidentes. Assistência prestada a uma vítima no local de sinistro, visando a manutenção de suporte básico de vida e estabilização para adequado transporte desta vitima a um centro hospitalar, se for o caso.
3) COBOM (Centro de Operações de Bombeiros Militares) – Segundo MINAS GERAIS (1994, p.8) Constitui-se de local de operação de Oficiais e praças responsáveis pelo recebimento das solicitações da população pelo telefone 193 e do empenho das viaturas para atendimento de ocorrências, bem como local de coordenação das atividades operacionais do Corpo de Bombeiros.
4) Controle - Segundo SILVA (1995, p. 82), onde “Controle é o processo administrativo que consiste em verificar se tudo esta sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assimilar as faltas e os erros, a fim de repara-los a evitar sua repetição”.
5) Efetividade - para SILVA (1991, p. 3), “ É a conseqüência da eficiência e eficácia, propiciando um serviço ou produto de qualidade que a clientela deseja. É o fazer certo a coisa certa.”
6) Eficaz - Para SILVA (1991, p. 3), “Eficaz é o alcance dos resultados desejados ou pretendidos. É o fazer as coisas