Massacre do Realengo
PARA A PRÁTICA DE ATOS DELITUOSOS
Trabalho de Atividade Pratica Supervisionada da matéria de Psicologia do Direito do Curso de Direito.
Orientadora
Campo Grande, MS, 28 de abril de 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. MASSACRE DE REALENGO
3. AUTOR DO CRIME
4. CRIME
4.1 Antecedentes
4.2 Execução
4.3 Vitimas
4.4 Videos e cartas
5. CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO MOTIVAÇÕES PSICOLÓGICAS DO INDIVÍDUO
PARA A PRÁTICA DE ATOS DELITUOSOS
Este trabalho tem como objetivo realizar, questionamentos e análise psicológica levando em considerações a matéria ensinada nas aulas de Psicologia do Direito, desta forma visa analisar a personalidade e motivações, levando em consideração as teorias Behaviorista ou comportamental, a Gestalt e a psicanálise. Analisar e identificar fatores que contribuíram para o desenvolvimento de possíveis psicopatologias. Bulling na escola e o uso da internet como uma das causas deste tipo de assassinato em massa. Imaginário e narcisismo. Os traumas sexuais relacionados a ideias fundamentalistas religiosas misóginas adotadas pelo assassino. Atos e questões relevantes na história do assassino, história de vida: pré-natais, ao início da vida e primeira infância, que fornecem dados para uma explicação psicanalítica do autor do massacre.
Palavras chave: Personalidade, Motivações, Bulling, Internet, Narcisismo, Imaginário, Fundamentalismo religioso, Misoginia, Trauma.
2. MASSACRE DE REALENGO
Massacre de Realengo refere-se ao assassinato em massa ocorrido em 7 de abril de 2011, por volta das 8h30min da manhã, na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola armado com dois revólveres e começou a disparar contra os alunos presentes, matando doze deles, com idade entre 13 e 16 anos. Oliveira foi interceptado por policiais, cometendo