Quantifica o de s dio no mar morto
No Mar Morto seu corpo não seria capaz de afundar, devido ao alto índice de cloreto de magnésio (MgCl2), cloreto de sódio (NaCl) e cloreto de cálcio (CaCl2) sendo que 80 % é equivalente ao NaCl. O sal existente no Mar Morto não se dissolve na água, consequentemente, não há nenhum organismo vivo. Em termos de concentração, e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos em que o teor de sal, por 100 ml de água, não passa de 3 g, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior.
O Mar Morto é um grande lago represado entre colinas na parte mais baixa do vale do Rio Jordão, na tensa fronteira entre Israel e a Jordânia, no Oriente Médio. Biologicamente suas águas são estéreis, nada cresce, sobrevive, nem sequer germina no piscinão salgado feito uma salmoura e de onde exala um permanente fedor de ovo podre, fruto da altíssima concentração de enxofre, potássio, bromo, fosfato, magnésio e sódio, entre outros minerais. Devido ao grande acúmulo de elementos o mar morreu.
É preciso muito cuidado para não abrir os olhos embaixo d’água, pois o sal queima as partes mais delicadas do corpo. Tomar sol depois de sair do Mar Morto pode causar queimaduras na pele.
Quantificação de sódio na água do mar do litoral paulista
A concentração de sal na água do mar é, em média, de 30 g/L, isto é, em cada litro de água do mar há 30 gramas de sal. A água dos oceanos da Terra tem uma salinidade média aproximada de 35 ou seja a salinidade média de oceanos é cerca de 3,5 %. Considera-se água salobra aquela que tem salinidades entre 0,5 e 30. Desta maneira, a "água doce" pode ter uma salinidade entre 0 e 0,5; no entanto, esta "salinidade" pode ser devida a compostos químicos muito diferentes da água do mar.
Quantificação de sódio na água mineral
A quantidade de sódio apresentada está para 1 litro de cada água. Considerando que devemos beber em torno de 2 litros de água, se tomarmos a