Massa
Professora: Lenar
Alunos: Andrey Luis Foss nº 3 João Carlos Marcomim nº 25 João Vítor Pozenato nº 27 Marcos Vinicius de Souza nº 31
Trabalho de Português
Dados do autor
Dyonelio Machado nasceu em Quaraí (RS) em 1895 e faleceu em Proto Alegre em 1985. Formado em medicina, especializou-se em psiquiatria. Dedicou-se também ao jornalismo e foi deputado pelo Partido Comunista Brasileiro antes da implatação do Estado Novo.
Estreou na ficção com Um Pobre Homem em 1927 e consagrou-se com a publicação de Os Ratos, em 1935, vencedor do prêmio Machado de Assis. Publicou doze romances, um livro de contos e um livro de memórias.
Análise de acontecimentos
Naziazeno era um moço muito simples. Tinha uma divida de 53 mil reis, que devia para o leiteiro, que o ameaçava de cortar o leite. Para pagar a divida, Naziazeno, sai pela cidade a procura do dinheiro. Nesta busca, pede o dinheiro emprestado para seu chefe, para amigos, agiotas e também chega a tentar até no jogo, aonde ganha 15 mil reis, quarda 10 mil e decide apostar os outros cinco e acaba perdendo tudo. Naziazeno tinha um filho e uma mulher, seu filho ainda pequeno precisava de leite, que é um alimento importante. Chegando a cidade, Naziazeno pede dinheiro para seu chefe aonde não recebe. Então procura os amigos: Alcides, Duque e um outro que era amigo do Duque o "Mondina", para ajuda-lo. Já que ninguém tem a quantia suficiente para ajudar Naziazeno, decidem procurar agiotas. Porém, ninguém também fecha o negocio. Então Alcides, tem um anel penhorado, aonde emprestam dinheiro para tirá-lo do penhor e assim penhora-lo com outro agiota. Com o dinheiro do penhor, Naziazeno volta para casa, aonde deixa o dinheiro sobre a mesa, do lado da panela aonde o leiteiro iria despejar o leite. Então vai se deitar, porem não consegue dormir. No meio da