Mas, qual é a real função do líder ???
A função do líder é acompanhar as mudanças e desenvolver seus liderados de modo que possam enfrentar a complexidade do cotidiano organizacional e conduzir as organizações e as pessoas em direção ao sucesso que sozinhas não conseguiriam atingir.
Líder – “Profissão Perigo”
Hoje sabemos que o líder tem um papel fundamental, no sucesso ou fracasso de uma organização. Vemos pessoas atingir o limite de sua capacidade e sucesso, quando estamos diante de um líder capaz de levar o colaborador a lugares e que ele nunca iria sozinho.
Porem, também é muito comum, notarmos que quando temos um péssimo líder, os colaboradores em sua volta, chegam ao ápice ( mais alto grau) do fracasso. Podemos até levar essa derrota à sua vida pessoal.
O líder precisa perceber que acima de qualquer resultado, ele tem um papel social, não só na empresa, mas como formador de pessoas e opiniões, agregador ou desagregador (associar, juntar,reunir,anexar) de excelência (qualidade ou perfeição) nas tarefas, etc.
Líder é uma profissão de perigo constante, afinal, tem que achar a formula certa e o equilíbrio entre os resultados e a motivação. Tem que fazer com que cada colaborador de o melhor de si, equilibrado com a sua qualidade de vida.
É saber que todas as suas ações e decisões, vão afetar positiva ou negativamente outras pessoas. Não poderá, por exemplo, sentir pena ou remorso de dispensar colaboradores que estão com seus resultados abaixo dos demais da equipe.
Todos os dias é papel do líder motivar, treinar, avaliar, fornecer feedback,( ação,processos, realimentação) etc.
Mas quem o motiva? Quem é responsável pelo seu treinamento e sua reciclagem, quem vai avaliar seu desempenho, lhe fornecer feedback, etc. Em muitas empresas, essas perguntas não tem respostas. Porem não pode esquecer que estamos falando de seres humanos, com problemas e dificuldades iguais a todos os indivíduos do mundo.
Não podemos deixar de notar que no dia-a-dia, o líder é cada