Marxismo
Então a partir daí compreende-se as escolhas de um Estado, ignorando a base que o influencia, influencia todas as relações humanas? Para os marxistas não.
Todo o entendimento de sociedade que Marx tem deriva do fato de que ele acreditava no pressuposto de que o capitalismo molda a conduta humana, e por isso molda todos os estados. ESSA E A BASE.
Para a teoria marxista não da para pensar nas relações internacionais sem pensar nos interesses econômicos, materiais ligados ao acumulo de riqueza que norteiam as acoes dos Estados.
*As condições são impostas pelo sistema/estado.
Sempre que quiser entender as relações entre Estados, o porquê de determinadas escolhas, necessariamente e preciso tem em vista quais são os constrangimentos impostos pelo sistema econômico vigente para com o Estados.
Se pensar em termos de interesse nacional, o estado faz o que faz em determinado momento porque ele tem um interesse nacional pre determinado definido.
Para entender qual e o interesse nacional pre definido do estado, e preciso necessariamente olhar para a busca de riqueza, a presença de elementos materiais.
Para os marxistas o interesse nacional também e fixo. Mas não e fixo em termos de sobrevivência e segunca, ele e fixo em termos de busca por riqueza material.
Por traz da ação do estado, existe presente o interesse material bem determinado.
Também compartilham com os realistas a ideia de que ao natureza humana e negativa. (os homens são ambiciosos, dado o fato de que vivemos em um mundo capitalista.
E impossível separar política de economia.
Dada a concepção do começo, eles acreditam que e impossível separar as 2 coisas. Não da para entender política se você assumir que a base da política está na economia.
Se os interesses forem mapeados que os estados possuem na ótica marxista, sempre encontrara um