Canteiro De Obras
Definição : Parte da obra onde é separado por conjuntos de áreas operacionais (oficinas de materiais e armazenamento de equipamentos) e áreas de vivência (refeittórios e áreas de descanso em horários livres), tais divisões que acabam por organizar e dar inicio a toda obra, visando a organização, segurança no trabalho e instalações provisórias.
Objetivos : Como maiores objetivos dos canteiros temos a eficiencia (envolvendo a facilidade de locomoção dos materiais e funcionários) e tambem a segurança dos trabalhadores. Promovendo assim a motivação aos envolvidos em tal obra fornecendo boas condições ambientais no local de trabalho. Promover a melhoria do setor da construção civil e oferecer qualificação profissional aos trabalhadores e interessados.
Tipos de Canteiros : Existem três tipos de canteiros de obras : restritos, amplos e longos e estreitos.
Os restritos são os mais comuns em áreas urbanas das cidades, principalmente nos centros, pois o custo dos terrenos sao relativamente altos e assim a edificação tende a ocupar uma grande área do terreno para assim maximizar a rentabilidade, sendo assim os que exigem mais cuidado em seu planejamento e tendo duas regras essenciais a serem seguidas.
1- sempre atacar primeiro a fronteira mais dificil;
2- criar espaços utilizaveis no nível térreo o mais cedo possivel.
Regra de número 1 é aplicada quando se existe uma divisa mais problemática no terreno, evitando o serviço em uma faze posterior da execução, quando a construção de outras parte da edificação dificulta o acesso a este local.
Regra de número 2 é aplicada especialmente em obras onde o subsolo ocupa quase toda a área total do terreno dificultando na fase inicial a existência de um layout permanente.
Fases : Temos três fases na desenvoltura do canteiro de obras: inicial, intermediária e a final.
Fase inicial envolve serviços que interferem com as áreas onde será