marxismo historico
Segundo o materialismo histórico, o modo de obtenção dos meios de vida necessários à existência do homem, o modo de produção dos bens materiais, do alimento, do vestuário, do calçado, da habitação, do combustível, dos instrumentos de produção, etc., necessários para que a sociedade possa viver e desenvolver-se.o materialismo histórico não apenas não nega, mas, ao contrário, salienta a importância do papel e da significação que lhes correspondem na vida e na história da sociedade.
Seu papel consiste em frear o desenvolvimento da sociedade, sua marcha progressiva. Consiste em facilitar o desenvolvimento da sociedade.
1) Quais as ideias mais fortes do materialismo histórico?
Dentre as idéias do materialismo histórico, relevam-se as questões das forças produtivas e relações de produção.
O materialismo histórico é uma teoria sobre toda e qualquer forma produtiva criada pelo homem de acordo com seu ambiente ao longo do tempo, onde se evidencia que os acontecimentos históricos são determinados pelas condições materiais (econômicas) da sociedade.
2) Como Marx explica a estrutura de uma sociedade?
Marx afirmou que isso depende da forma como os homens organizam a produção social de bens. A produção social, segundo Karl, engloba dois fatores: as forças produtivas e as relações de produção. As forças produtivas constituem as condições materiais de toda a produção. Representam as matérias primas, as técnicas de trabalho e até os próprios homens.
Reconhece-se o desenvolvimento das forças produtivas de uma nação a partir do aperfeiçoamento da divisão do trabalho.
As relações de produção são a forma pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Se referem às diversas maneiras pelas quais