marx
1) De acordo com Marx quais são as principais Classes Sociais na sociedade capitalista?
De acordo com a tradição marxista, as classes sociais são grandes grupos sociais definidos por sua inserção nas relações fundamentais de produção dentro de um sistema econômico e social particular. Duas classes básicas existem no capitalismo: a classe dominante, que controla o Estado e se apropria do excedente econômico na forma de lucros e juros, e a classe trabalhadora. Essas duas classes são definidas pelo papel que desempenham na produção, resultado direto da divisão social do trabalho.
2) Qual o “critério” utilizado pelo autor para definir as classes sociais?
Karl Marx foi responsável pela primeira e mais influente teoria de “classes sociais”, graças à sua influência política. Entretanto, ele não elucidou clara e sistematicamente o uso e o conceito de “classe”. A teoria de Marx sobre “classe” tinha um sentido mais amplo, em que apenas duas eram consideradas – a classe capitalista e a operária. Para ele, a natureza destrutiva do Capitalismo era embasada no aumento do proletariado, que se oporia naturalmente à classe capitalista. Dessa oposição, emergiria uma nova sociedade caracterizada pela ausência de classe.
Émile Durkheim:
3) De acordo com Durkheim o que são os Fatos Sociais e quais as características que os definem? Explique.
Para Durkheim fatos sociais são regras impostas pela sociedade, pois quando o indivíduo nasce já existem leis, costumes, línguas, religiões, etc., e são exteriores ao indivíduo, ou seja, ele não tem o poder de modificá-las.Quando o indivíduo nasce, as regras, por exemplo, são impostas á ele, e ele somente tem o papel de segui-las, e se por um acaso, ele não as seguir, será punido pois passou dos limites sociais. Os fatos sociais tem três características principais, são elas :
1ª – Coercitividade: Está relacionada com a intensidade dos padrões culturais do grupo em que os indivíduos fazem parte,