Android
TECNOLOGIA DE GOIÁS- IFG
HELLEN MAEWE DE PAIVA
PLATAFORMA ANDROID
LUZIÂNIA, 2013
Android
Android é um sistema Linux multiusuário, é também um conjunto de ferramentas incluídas no SDK (Software Development Kit), foi desenvolvido para a criação de aplicativos para dispositivos móveis. O Android é considerado um sistema multiusuário por que cada aplicação é um usuário diferente. Cada aplicação possui um ID (sistemas desconhecidas) diferente para dar permissões de acessos à aplicação. Ele implementa o principio do menor privilegio, o aplicativo por padrão só tem acesso aos componentes que ele precisa, o aplicativo não tem acesso as partes do sistema que ele não tem permissão(que seu ID seja diferente).
A plataforma Android possui uma maquina virtual semelhante a do Java, porem
"otimizada", pois usa seu próprio bytecode. A Dalvik permite múltiplas instancias da maquina virtual, para poder executar ao mesmo tempo em memória limitada, de modo eficiente, diferente da JVM que é baseada em pilha, a VM do Android é baseada em registradores que torna possível criar varias instancias da DVM.
Componente é uma outra porta que através dela o sistema pode entrar em sua aplicação.
Nem todos os componentes são portas de entrada reais para o usuário, alguns dependem uns dos outros, mas cada um desempenha uma responsabilidade diferente e especifica, e ajudam a definir o comportamento geral do aplicativo.
Suas aplicações são constituídas de quatro componentes básicos são eles:
Atividades: representa uma única tela de interface com o usuário.
Serviços: funciona em segundo plano para executar operações de longa duração ou para realizar processos remotos.
Receptor de broadcast: responde por solicitação de dados e/ou serviços entre atividades e aplicação.
Provedores de conteúdo: são criados para compartilhar dados com outros serviços e atividades.
A arquitetura Android é dividida em quatro