SOCIEDADE E INDIVIDUO
Curso: Ciências Contábeis
Série: 1º Semestre
Prof.:
ETAPA 4
AULA TEMA: Sociedade
Alunos:
PASSO 1
As Sociedades Anônimas
O processo produtivo tem mudado o mundo moderno, assim como a distribuição das mercadorias geradas durante a produção, pois, as mudanças diariamente fazem com que se adquirem novas formas de manufatura do produto e de alocação dos bens produzidos. Antigamente, o processo de produção era individualizado, onde uma pessoa com algum recurso abria seu pequeno negócio, e colocasse a venda o tipo de produto que lhe conviesse, contudo, dependendo da dinâmica empresarial o negócio deveria crescer e proporcionar o sucesso ao seu proprietário. Esses são tipos de sistemas antigos de produção que obtinham sucesso muito lentamente, ao longo do tempo, precisou de uma maneira mais dinâmica que acabassem com as acumulações e centralizações que levaram aos oligopólios e, consequentemente, ao imperialismo do capital.
Neste período, onde surgiu o processo produtivo cujo empresário era o próprio dono e gerente, não havia sócios, no que diz respeito aos recursos aplicados no investimento global da produção. O que poderia acontecer, como era comum, uma união do capital familiar, isto é, um irmão com outros irmãos, ou até mesmo pais com filhos ou irmãos, que pretendam associar-se a um processo produtivo. Este fato não aconteceria unicamente no processo produtivo direto, mas, na distribuição de mercadorias para o atacado ou, até mesmo diretas ao consumidor final. Isto se considerava o comércio, ou os empreendimentos de agentes ofertantes de bens e serviços à comunidade, que deseja satisfazer as suas satisfações, porém, estes sistemas predominaram ostensivamente somente enquanto estava viva a tocha de ideal das feiras livres que vigoraram no século XVIII.
No processo de acumulação de capital e concentração de riquezas nas mãos de poucos, os donos dos empreendimentos vigentes, que assumiam às vezes de