Marx e engels
Marx e Engels compreende o trabalho como atividade principal do ser humano, sendo o ponto central da atividade humana, onde ele se desenvolve socialmente, sendo os homens seres sociais. A história, suas relações de produção e suas relações sociais fundam todo processo de formação da humanidade. Esta compreensão e concepção do homem é radicalmente revolucionaria em todos os sentidos, pois é a partir dela que Marx identificou a alienação do trabalho como a alienação fundante das demais. E com esta base filosófica é que Marx compreende todas as demais ciências, tendo sua compreensão do real influenciado cada dia mais a ciência por sua consistência.
Na época, trabalhadores vendiam suas forças de trabalho por trocas de salario, pois sem ele não tinham condições de viver. Para Marx e Engels a sociedade estava dividida em duas classes, onde seriam a classe trabalhadora e a classe dos capitalistas, pois ali haviam aqueles que pensavam e aqueles que executavam. E por isso, como os trabalhadores eram pobres, eram obrigados a colocar suas crianças ao trabalho também, e assim o trabalho infantil afetava muito os estudos das mesmas, pois eram longa jornada de trabalho, e não tinha tempo de estudar.
Já nos dias de hoje, leis foram criadas, e é extremamente proibido crianças se expor ao trabalho, o único direito delas é estudar, e mesmo assim ainda existem casos de exploração infantil. Para os jovens fora criados os ensinos profissionalizantes, para assim insistir para os jovens, e para os desempregados, da importância de uma profissionalização na área do mercado de trabalho. Pois muitas empresas são dominadas pelas máquinas e equipamentos altamente sofisticados. Porém, elas são apenas máquinas e precisam do homem como o seu condutor, a criatividade, inovação são características humanas que jamais deixarão de existir. O Mercado de