“O xangô de baker estreet”

451 palavras 2 páginas
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR CÂNDIDO GOMES
Sociologia

“O Xangô de Baker Estreet”

Alvinópolis
2011

1. O nome do filme se refere a qual personagem? Por quê?

O Xangô de Baker Estreet faz referência ao lendário personagem Sherlock Holmes. 221B Baker Street é a residência londrina fictícia do detetive e Xangô, Orixá viril e justiceiro que castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores, é forte, valente, destemido e justo, como o próprio Sherlock.

2. Como vocês perceberam o contraste entre a realidade estética europeia e sua contraparte brasileira.

Na chegada de Sherlock Holmes no Brasil pudemos perceber sua estranheza com relação ao clima, às comidas, à diversificação racial, aos trajes..., denotando assim, as nítidas diferenças da cultura europeia, na qual Holmes estava habituado, com a brasileira do século XIX.
Entretanto, é perceptível como a sociedade imperial naquela época, na sua elite com seus trajes, gostos artísticos, e estrangeirismos, era um arremedo da França.

3. “Se a paisagem é terrível, fecha-se a janela.” Explique essa frase.

Se estivermos inseridos num contexto que é totalmente diferente, no sentido de inferioridade e torpeza, do que nos é habitual, é preferível fingir que não acreditamos em tal realidade, negando assim, o que está diante dos nossos próprios olhos, nesse sentido se aplica a afirmação de que “se a paisagem é terrível, fecha-se a janela.”

4. Ao retratar nossa cultura, Jô Soares satiriza alguns personagens. Dê um exemplo.

O próprio Sherlock Holmes é alvo de sátiras pelo fato de Jô retratar nele o conhecido pícaro brasileiro, aventureiro, velhaco, astuto, ridículo, tipo de personagem descarada e travessa.

5. Por que o assassino só mata mulheres?

Miguel Solera de Lara, o dono da livraria Recanto de Afrodite, tinha na sua mãe o único empecilho para a realização do seu sonho, ir morar em Londres e abrir, talvez, uma pequena livraria no East End, daí um dos motivos pela sua

Relacionados