Estudos da educação
A educação seria a melhor forma de superar as crises sociais, pois é uma maneira integração dos indivíduos formando uma “consciência coletiva”. Conforme o filósofo a educação é algo intencional, a qual vem de geração em geração, para o desenvolvimento da sociedade. O professor, na escola, é quem abre as portas do conhecimento para os alunos desde a infância, influenciando-os no convívio social, de melhor maneira possível, para no futuro serem capazes de conviver com as diferentes culturas.
“A educação, afirma Luzuriaga(1971), visa transmitir a existência coletiva, o que nada mais é do que o modo especificamente humano de conservação da espécie. A transmissão daquilo que existe de uma geração a outra pela linguagem é uma das mais importantes características distintivas do homem em relação aos animais” (Melo, 2011, 3ª Ed., p. 37).
É um processo pelo qual todos passam a formação do individuo depende da educação, é necessário para conseguir os objetivos, a influencia da escola é inevitável na vida de cada um, pois educar é um processo que envolve família, amigos, escola, trabalho e etc., tendo como objetivo transmitir conhecimento e o saber.
Libâneo (1994, p.17) diz o seguinte: “a educação não intencional refere-se às influencias do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tais influencias, também denominadas de educação informal, correspondem a processos de aquisição de conhecimentos, experiências, idéias, valores, praticas, que não estão ligados especificamente a uma