marx weber
Max Weber foi um sociólogo e economista alemão, nasceu na cidade de Erfurt na Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Começou sua carreira na Universidade de Berlin, foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg e depois passou para várias outras instituições. Teve grande influência política na Alemanha, sendo um dos negociadores de seu país no Tratado de Versalhes, e membro da comissão que criou a Constituição Alemã.
Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública e economia. Suas principais obras foram:
- A Ética Protestante e o espírito do capitalismo.
Este livro, um dos mais importantes do autor, nos dá a medida dos problemas culturais que o preocuparam, abordando os aspectos mais relevantes para as discussões histórico-econômicas de nossos tempos.
- Estudos sobre a Sociologia e a Religião.
Weber nos apresenta as religiões mundiais como espaços de santificação da vida cotidiana dos sujeitos dentro de ordens políticas, econômicas e sociais. Dando foco na esfera econômica. - Metodologia das Ciências sociais.
Metodologia das Ciências Sociais se constitui num dos textos mais abstratos e, ao mesmo tempo, dos mais importantes. Eis que os grande problemas da ciência se articulam através da discussão metodológica.
Max Weber morreu em Munique, vítima de pneumonia, no dia 14 de junho de 1920.
Contextualização Histórica
Com a primeira revolução industrial na metade do século XVIII e consequentemente o nascimento do proletariado, a urbanização intensificou-se, criando assim um ambiente social diferente do que era comum anteriormente. A cidade acenava a todos com a possibilidade de uma liberdade maior além de ganhos melhores do que os da agricultura. Uma amostra da vitalidade desse período encontra-se nas invenções revolucionarias da época como o tear mecânico, a criação do barco e locomotiva á vapor.
A