Resenha
Resenha do texto “O Trabalho do Antropólogo”
O capitulo primeiro da obra “O Trabalho do Antropólogo” de Roberto Cardoso de Oliveira traz como objetivo inicial e principal falar sobre “métodos” e “técnicas” utilizados por profissionais da área de antropologia. A estas o autor da o nome de “faculdades do entendimento” sociocultural nos quais se enquadram o olhar, o ouvir e o escrever. Tais faculdades ajudam a compor o que é aproximadamente uma teoria social, pois são esses atos cognitivos que trazem a percepção do ambiente onde se encontra o pesquisador e posteriormente auxiliam-no a redigir um bom trabalho.
Tratando-se do “olhar”, Roberto Cardoso diz que por meio dele o pesquisador tem sua primeira experiência em campo, todavia todo objeto observado por ele acaba sofrendo certa “refração” por conta modo de olhar disciplinar (obtido no âmbito acadêmico), que molda seu modo de ver a realidade fazendo-o instrumentalizar, associar outros elementos e também perceber mudanças no objeto pesquisado não sendo somente mera curiosidade diante de algo novo e exótico. A esta técnica deu-se o nome de olhar etnográfico.
Contudo, o olhar por si só não consegue esclarecer todas as relações sociais existentes no grupo estudado, sendo, portanto necessária à utilização do ouvir, que trabalhará em conjunto e complementará tal olhar para entender melhor o “modelo nativo”. Esse entendimento é indispensável para o trabalho e só pode ser obtido por meio de entrevistas com os membros daquela comunidade. Para isso, é necessário também que o pesquisador saiba ouvir, de modo que o ato cognitivo não seja enfraquecido pela busca de respostas pontuais sobre aquela cultura, o que cria entre pesquisador / informante uma ilusão interativa, porque não temos estabelecido aqui um “dialogo”. Esse “diálogo” se dá realmente quando ambos (pesquisador e nativo) tornam-se interlocutores partilhando ideias e informações entre si como iguais,